
Esse curso tem por objetivo compreender que a relação ensino-aprendizagem ocorre de modo interdisciplinar e interligado aos demais contextos sociais na perspectiva da aprendizagem emancipatória. Formação do professor, com vistas a atender as necessidades locais, regionais, nacionais na perspectiva da igualdade de oportunidades às crianças, prioritariamente da educação pública do Ensino Fundamental. Privilegiando a articulação entre os conhecimentos escolares dos diferentes campos disciplinares que compõem os itinerários de formação no Ensino Fundamental. A área de concentração Práticas Docentes no Ensino Fundamental ancora-se em uma concepção de docência que imbrica os conhecimentos científicos relativos às disciplinas escolares e as didáticas especificas, a partir de um referencial que se fundamenta na contextualização histórica, na interdisciplinaridade e na problematização crítico-reflexiva. O itinerário de formação priorizado neste Programa e estruturado a partir desta Área de Concentração buscará aprimorar os conhecimentos, as habilidades práticas e as atitudes dos professores comprometidas com a formação dos alunos: prática docente e pesquisa em relações de complementaridade e retroalimentação, entendendo o processo de construção da competência pedagógica, um devir permanente e tornando necessário articular os saberes produzidos na universidade aos saberes emanados do cotidiano da prática pedagógica no Ensino Fundamental.
Grade Curricular
Especificação do Curso
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Escola, Ensino Fundamental e Práticas Docentes
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Políticas Públicas Implementadas no Ensino Fundamental
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Avaliação e Práticas Interdisciplinares no Ensino Fundamental
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Desenvolvimento e Aprendizagem o Lúdico no Ensino Fundamental
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Teorias da Aprendizagem e a Inclusão
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Aquisição da Linguagem Escrita, da Leitura e suas Relações com a Alfabetização e os Multiletramentos
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Estratégia de Integração no Ensino Fundamental: Literatura e Artes
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Estratégia de Integração no Ensino Fundamental: Ciências, Matemática e Educação Física
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Estratégia de Integração no Ensino Fundamental: Geografia e História
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Interdisciplinaridade na Formação Docente
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Recursos Tecnológicos Interdisciplinares no Ensino Aprendizagem
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Tendências Contemporâneas de Aprendizagem
Carga horária: 180h
Periodicidade: Aulas quinzenais
Dias disponíveis: Sábado (Matutino)
Investimento
Matrícula: R$ 35,00
Mensalidades: 10 x R$90,00
Desconto de pontualidade: R$ 15,00
METODOLOGIA/AVALIAÇÃO:
PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS DIRECIONADORES DOS CURSOS
As disciplinas a serem ministradas no curso terão como princípio metodológico norteador a relação entre teoria e prática. Assim, espera-se que o aluno possa (1) envolver-se efetivamente com as tarefas da leitura e da reflexão teórica tomando a realidade empírica como objeto motivador dessa reflexão; (2) sistematizar conhecimentos que possam lhe servir para sua rotina profissional ao final do curso; (2) desenvolver sua capacidade de trabalho em equipe para criar uma rede que possa ser ativada mesmo após o término do curso (3) aperfeiçoar seu domínio da linguagem específica da área sustentada em elementos teóricos consistentes.
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO E CONDIÇÕES DE APROVAÇÃO
A avaliação será realizada como um processo contínuo e cumulativo. Para tanto, serão realizadas atividades ao final de cada modulo do curso, para que os alunos possam ter um diagnóstico de seu desempenho. Para fins de certificação, será exigida presença mínima de 75% do aluno.
CERTIFICAÇÃO
Certificação de acordo a Lei nº 9394/96, o Decreto de nº 5.154/04; Deliberação CEE 14/97 e a Resolução CNE nº04/99 – MEC (art. 7º, §3º) de 07 de outubro de 1991

